sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PERIFERIA FERIDA

Publica-se despudoradamente no Brasil. Qualquer coisa. Com a febre das redes sociais propagam-se, através de vastas amizades, publicações duvidosas com o selo de qualidade das relações. Editoras sem estrutura ou qualquer escrúpulo inundam o espaço com livros que atendem apenas o ego dos pretensos escritores ou poetas. Não há um questionamento crítico, por parte desses editores, sobre o que está sendo publicado. Também pouco conhecem sobre literatura. Algumas vezes, nem um mínimo de gramática para uma revisão que aparenta nunca ser feita, prejudicando o entendimento de frases ou textos inteiros. Poucas vezes conseguem entender quando Oswald de Andrade diz que devemos incorporar todos os erros. Ah, quem é Oswald de Andrade? O que vale é jogar na rua algo que o “escritor”, na ânsia de ver seu nome no panteão das celebridades, vai pagar com a venda entre seus pares. Acumulam-se encalhes pelos cantos das casas e depósitos de editoras. Por fim, acabam virando presentes nas liquidações das festas de aniversários.

Penso na máxima dita por Caetano Veloso, lá pela década de 1960, de que um país subdesenvolvido não tem, necessariamente, que produzir uma arte subdesenvolvida. Passamos por três grandes movimentos envolvendo literatura e poesia, Semana Moderna de 22, Concretismo e Tropicália, o país saiu da condição de subdesenvolvido para emergente, e ainda estamos rimando amor com dor ou produzindo romances de Era uma vez. Pobre Guimarães Rosa.

A poesia de cordel traduz seu ambiente árido. Os poetas modernistas, principalmente Oswald de Andrade, entenderam o processo de transformações de seu tempo, apontando para o futuro. Os poetas de vanguarda, como os concretistas, traduziram de forma crítica e profunda as novas linguagens do seu tempo, nos remetendo à exploração de infinitas experiências. Mesmo os beatniks encontraram sua linguagem urbana nos improvisos do jazz.


A periferia, onde essas editoras investem, infelizmente ainda não encontrou sua linguagem. Raríssimos conseguiram chegar perto disso. Infelizmente a ganância e os louros da glória sucumbem com essa linguagem, tornando-a estéril e apenas periférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário