terça-feira, 6 de dezembro de 2016

DOS PIRATAS

Cida não chegou a ser propriamente uma amiga durante nossa adolescência. Nos conhecíamos através de amigos comuns, nos dávamos bem e aparecia de vez em quando em minha casa. Muitos anos depois, sem ter notícias dela, soube pelo seu irmão que havia casado e estava morando na Itália.

Mais recentemente, quando eu ainda estava ativo no Facebook, nos tornamos contato. Quando veio em férias para o Brasil marcamos um encontro junto a outros amigos daquela época, Aninha e o marido e o Diogenes. Encontro muito bacana de gente que não se via há muito mais que duas décadas.

Passado algum tempo, ela de volta à Itália, me escreveu dizendo que cuidava de uma senhora já idosa, por volta de 90 anos, Adelima Pesenti. Essa senhora contou que os Pesenti há mais de 300 anos eram piratas corsos. Provavelmente em fuga, escaparam da ilha da Córsega para o sul da França, atravessando os Alpes a pé, finalmente estabelecendo-se no norte da Itália. Cheguei a manter contato com Adelima através de um neto, ou sobrinho, que me escreveu.

Excetuando-se a questão dos piratas, a história da saga familiar encontra respaldo nas pesquisas que um parente nosso, de Batatais, interior de São Paulo, faz já há muito tempo. Meu avô, Fioravante Pesenti, e seus pais são da província de Bergamo, norte da Itália. Na outra ponta, ele chegou a encontrar um Pesenti como oficial nas tropas que lutavam pela unificação da Itália, sob comando do Garibaldi.

Sei que hoje, tanto na Itália quanto na Espanha, os Pesenti são nobres, com direito a brasões e tudo mais. Talvez por esse lado "heráldico" são, hoje, grandes empresários, no rol das grandes famílias burguesas italianas.

Não tenho grandes ligações com meu sobrenome Pesenti e muito pouco com outras pessoas que o carregam com orgulho infundado. Não fico pesquisando ou coisas do gênero. Sou mais atento com as histórias contadas por pessoas. Mas, admito, a questão dos piratas corsos foi aquilo de mais próximo a justificar eu carregar, sem muito desprezo, esse apêndice no final da assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário